quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Good book



A Song of Ice and Fire por George R. R. Martin


Uma das minhas outras paixões é a leitura, perco-me sozinho na espiral de letras das obras que religiosamente guardo, por horas que voam sem que delas me aperceba.
Sempre gostei de literatura mas em especial a vertente high fantasy, identifico-me tanto, que por vezes penso que não pertenço bem a esta época, portanto já li imensos autores, Tolkien, Hohlbein, Robert Jordan, Paolini, Horowitz, Rowling, entre outros, mas este senhor, George R. R. Martin, “capturou-me” faz agora cerca de quatro anos, para nunca mais largar.

Na altura em que reparei na capa do primeiro volume da saga, não sabia bem se iria dentro dos parâmetros que gosto de ler, não me aparentou ter muito de high fantasy, mas a recomendação do Jordan na capa do livro juntamente com algo que me passou pela cabeça, me fizeram trazer o livro. Abençoada hora!
Este autor deve ser uma das pessoas mais criativas que já encontrei na vida, quando um autor planeia, cria, desenvolve e dá vida a uma personagem, dá-se por contente penso eu, pois a formação de uma personagem não é nada simples.

O Martin cria centenas! Todas elas completamente distintas, repletas de uma complexidade e profundidade que deixam qualquer um desnorteado.
Umas passamos a amar, outras a odiar, outras ainda se revelam uma surpresa, mas uma certeza transversal a esse amor/ódio é a perfeição com que ele as desenvolve.
A descrição de todo um mundo novo é soberba, o requinte das paisagens e castelos, as descrições mais adultas de enlaces que surgem nos momentos corretos, a permanente teia de traições, conspirações, guerras, trocas de poder, mortes, prendem o leitor a toda e qualquer pagina que leia.

Eu bem que queria poder transcrever o que sinto ao ler esta saga, mas não encontro palavras que vos possa fazer entender, por isso deixo o link para um excerto da obra:


Como também já se devem ter apercebido com os links, a HBO está a criar a serie The Game of Thrones, baseada nesta saga do Martin, mas apesar da inclusão de muitas frases míticas da obra, a adaptação não está assim muito do meu agrado, assim como a escolha de algumas personagens, mas isso já sabemos que acontece na maioria das adaptações de bons livros.

Apenas tenho um pequeno reparo à disposição da saga neste fantástico cantinho que é o nosso país...
O Martin escreve até à data cinco volumes, mas em Portugal saem dez volumes!
Pois... Deve ser para saírem mais arranjadinhos e assim... No entanto a editora fatura o dobro do lucro, pois cada livro sai ao preço usual nestas obras ~18/20€. Ainda nos chamam "piegas"... Somos é muito sabidolas.
Mas não será isso a manchar a magnificência da escrita do Martin.

Bem, vou à minha vida, que este post já me deu vontade de retomar a minha leitura do décimo volume...


Fox

8 comentários:

  1. Temos algo em comum...o gosto pela leitura. eu tenho essa saga em casa...como viste pela foto da mha frança mas ainda n lhe peguei...falta-me comprar os ultimos 2 volumes saidos em portugal e penso q n será má opção adquirir os volumes 1º e dp ler td de enfiada...aposto que vou adorar porque os livros fazem mesmo o meu género :)

    Mas tou a pensar seriamente passar a adquirir livros em francês...pq sao mt mais baratos...e pq n me dou com o inglês :)

    ResponderEliminar
  2. Sim parece que temos... Esta saga é de facto qualquer coisa de única, vais simplesmente colar! O mal é se começas a ler de enfiada durante umas semanas não tocas em mais nenhum livro.
    Heads up to Tyrion... Vais adorar...
    Eu tenho a saga toda em português mas leio em inglês com a mesma facilidade, aliás o Harry Potter and the deadly hallows comprei em inglês pois saiu mais cedo para o mercado, não aguentei a espera na altura.

    ResponderEliminar
  3. Também gosto de ler, talvez não tanto como tu...mas de vez em quando lá pego num livro e começo a ler. Neste momento estou a ler o "Ficarei à tua espera" de Michael Baron :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de não ser a minha especialidade de leitura, esse parece interessante pela sinopse que apresenta...
      Depois diz se vale a pena o enredo.

      Eliminar
  4. Já vou a meio do livro e estou a gostar. Eu adoro romances, tipo Nicholas Sparks :D
    Já deves, de certeza absoluta, ter ouvido falar nele, pois as meninas vibram com a sua escrita :p

    Este não conhecia, o Michael Baron, mas pelo que vi na capa do livro, comentários a elogiar a sua escrita e a dizer que quem é fã de Nicholas vai adorar ler, então comprei :) Mas a sinopse tb me puxou muito a decidir se compraria ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim conheço o Sparks, vi uma ou duas adaptações de livros ao cinema.
      Se a mesma tiver sido coerente, consegue de facto criar um certo enredo de interesse, sendo diferente dos romances "floridos" em que os protagonistas ficam sempre juntos.
      Normalmente na literatura não me agradam linhas de raciocino previsíveis.

      Eliminar
  5. pois...mas eu sou leitora compulsiva e costumo intervalar entre 1 livro pesado por 1 mais leve...neste momento leio o ave de mau agoiro da camilla...mt boa escritora mesmo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo, mas creio que este é capaz de te agarrar...
      Mas experimenta e depois trocamos umas ideias acerca da tua opinião.

      Eliminar