sábado, 10 de março de 2012

Seven sins



Achei curiosa a ideia lançada pela Isa E.no seu blog, acerca da forma como veremos os sete pecados capitais.
Segundo entendi, deveríamos falar sobre os mesmos segundo o nosso ponto de vista e identificar se neles caímos em tentação ou não.
Assim teríamos como apresentação dos mesmos, o seguinte:
  • Gula
  • Avareza
  • Luxuria
  • Ira
  • Inveja
  • Preguiça
  • Orgulho

Gula, não possuo nada mesmo, apenas me alimento na medida do essencial para a sobrevivência enquanto humano. Não retiro nenhum prazer disso. Nem mesmo sendo bolos ou doces. Mas tenho a impressão que é um mal que afeta muito os Portugueses, os nossos hábitos alimentares serão muito “ricos”, talvez em demasia.

Avareza, sou um individuo poupado e ponderado, que gosta de estimar aquilo que possui, mas creio que não seja o suficiente para me intitular de avaro. Este não afeta mesmo os Portugueses, diria que somos um povo muito “de mãos largas”, gastamos o que temos e o que não temos, tendo que depois até pedir emprestado...

Luxuria, bem aqui já fico receoso, se for um domínio por paixões e sensualidade, até que ponto não estamos todos visados por ela? Afinal não procuramos todos o Amor e tudo o resto que isso acarreta consigo? Neste departamento considerando o panorama nacional, estaremos perdidos...

Ira, hum... Por vezes fervo em algumas situações, mas nunca as provoco. Apenas respondo em caso de necessidade. Mas respondo se for caso disso, não costumo levar desaforos para casa... Os Portugueses não aparentam ser um povo violento, ainda que por vezes um ou outro cometa barbaridades por motivos absurdos.

Inveja, também não a terei, poderei quanto muito usar os outros, como meta para atingir um dia objetivo similar, nada mais. Sempre fui educado a gostar do que tenho, apenas.

Preguiça, nenhuma mesmo, aliás não consigo estar quieto, tenho sempre que “inventar” algo para fazer.

Orgulho, neste sentido acho que não sou englobado, não sou arrogante, gosto de mim próprio mas sem me atrever a roçar o vaidoso. Infelizmente no geral os Portugueses sofrem muito deste mal.

Talvez um dia venha a ser julgado com justiça sobre estes pecados e a forma como levei esta vida, apenas ai irei saber se fui ponderado ou não.
Até esse dia tentarei ser o mais honrado e correto possível, como sempre tentei fazer até à data.

Mas e vocês?


Fox

8 comentários:

  1. Olha que ficou mesmo bom o seu texto...até que você passou bem ileso aos pecados :)
    Talvez um dia seremos julgados pela forma como levamos a vida, mas a nossa intenção, com certeza, contará pontos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No assunto da luxuria talvez me ocorram duvidas acerca de sermos todos pecadores...

      Eliminar
  2. Não sei bem ao certo, mas parece-me que a luxúria também engloba o consumismo exagerado, o gosto por objetos muito caros, essas coisas...nesse caso, talvez esse pecado seja um pouco atenuado em alguns :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah então fico mais descansado, deixo esse pecado para os jogadores de futebol...
      A minha duvida prendia-se de acordo com as paixões e sensualidade, que foi o que eu tinha lido algures.

      Eliminar
  3. Muito bem. Bom tema e o expressaste de forma clara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mérito terá que reverter para a Isa E., foi dela que surgiu a ideia inicial.
      Mas gostaria de saber se vocês "sofrerão" de algum pecado... ;)

      Eliminar
    2. Digamos que o principal pode ser a preguiça lol Às vezes sou extremamente preguiçosa e não me apetece fazer patavina de nada. Mas não é sempre assim como é obvio, mas considero-me um pouco preguiçosa, aliás no meu signo diz que o pecado capital é mesmo a preguiça, por isso não estou muito errada tb lol.
      Depois a gula também sou um pouco, adoro doces, gomas e por ai, mas com moderação, também não é algo que passe a vida a comer ou que sinta falta. Mas quando aparece à frente, ui ui é só devorar :p
      Orgulho já o tive, agora confesso que não. Normalmente custa-me a aceitar certas situações que ache que eu tenha razão, mas acabo ceder facilmente, a vida permitiu me ver que é uma perda de tempo andarmos sempre chateados por banalidades quando devemos na verdade desfrutar do bem que temos e das pessoas que nos rodeiam.

      Eliminar
    3. Ai ai menina Paula, dois pecados capitais pelo menos... lol
      Isso tem que ser revertido antes do fim :p

      Eliminar