Achei curiosa a ideia lançada pela Isa
E.no seu blog, acerca da forma como veremos os sete pecados capitais.
Segundo entendi, deveríamos falar
sobre os mesmos segundo o nosso ponto de vista e identificar se neles
caímos em tentação ou não.
Assim teríamos como apresentação dos
mesmos, o seguinte:
- Gula
- Avareza
- Luxuria
- Ira
- Inveja
- Preguiça
- Orgulho
Gula, não
possuo nada mesmo, apenas me alimento na medida do essencial para a
sobrevivência enquanto humano. Não retiro nenhum prazer disso. Nem
mesmo sendo bolos ou doces. Mas tenho a impressão que é um mal que
afeta muito os Portugueses, os nossos hábitos alimentares serão
muito “ricos”, talvez em demasia.
Avareza,
sou um individuo poupado e ponderado, que gosta de estimar aquilo que
possui, mas creio que não seja o suficiente para me intitular de
avaro. Este não afeta mesmo os Portugueses, diria que somos um povo
muito “de mãos largas”, gastamos o que temos e o que não temos,
tendo que depois até pedir emprestado...
Luxuria,
bem aqui já fico receoso, se for um domínio por paixões e
sensualidade, até que ponto não estamos todos visados por ela?
Afinal não procuramos todos o Amor e tudo o resto que isso acarreta
consigo? Neste departamento considerando o panorama nacional,
estaremos perdidos...
Ira,
hum... Por vezes fervo em algumas situações, mas nunca as provoco.
Apenas respondo em caso de necessidade. Mas respondo se for caso
disso, não costumo levar desaforos para casa... Os Portugueses não
aparentam ser um povo violento, ainda que por vezes um ou outro
cometa barbaridades por motivos absurdos.
Inveja,
também não a terei, poderei quanto muito usar os outros, como meta
para atingir um dia objetivo similar, nada mais. Sempre fui educado a
gostar do que tenho, apenas.
Preguiça,
nenhuma mesmo, aliás não consigo estar quieto, tenho sempre que
“inventar” algo para fazer.
Orgulho,
neste sentido acho que não sou englobado, não sou arrogante, gosto
de mim próprio mas sem me atrever a roçar o vaidoso. Infelizmente
no geral os Portugueses sofrem muito deste mal.
Talvez
um dia venha a ser julgado com justiça sobre estes pecados e a forma
como levei esta vida, apenas ai irei saber se fui ponderado ou não.
Até
esse dia tentarei ser o mais honrado e correto possível, como sempre
tentei fazer até à data.
Mas
e vocês?
Fox

Olha que ficou mesmo bom o seu texto...até que você passou bem ileso aos pecados :)
ResponderEliminarTalvez um dia seremos julgados pela forma como levamos a vida, mas a nossa intenção, com certeza, contará pontos ;)
No assunto da luxuria talvez me ocorram duvidas acerca de sermos todos pecadores...
EliminarNão sei bem ao certo, mas parece-me que a luxúria também engloba o consumismo exagerado, o gosto por objetos muito caros, essas coisas...nesse caso, talvez esse pecado seja um pouco atenuado em alguns :)
ResponderEliminarAh então fico mais descansado, deixo esse pecado para os jogadores de futebol...
EliminarA minha duvida prendia-se de acordo com as paixões e sensualidade, que foi o que eu tinha lido algures.
Muito bem. Bom tema e o expressaste de forma clara.
ResponderEliminarO mérito terá que reverter para a Isa E., foi dela que surgiu a ideia inicial.
EliminarMas gostaria de saber se vocês "sofrerão" de algum pecado... ;)
Digamos que o principal pode ser a preguiça lol Às vezes sou extremamente preguiçosa e não me apetece fazer patavina de nada. Mas não é sempre assim como é obvio, mas considero-me um pouco preguiçosa, aliás no meu signo diz que o pecado capital é mesmo a preguiça, por isso não estou muito errada tb lol.
EliminarDepois a gula também sou um pouco, adoro doces, gomas e por ai, mas com moderação, também não é algo que passe a vida a comer ou que sinta falta. Mas quando aparece à frente, ui ui é só devorar :p
Orgulho já o tive, agora confesso que não. Normalmente custa-me a aceitar certas situações que ache que eu tenha razão, mas acabo ceder facilmente, a vida permitiu me ver que é uma perda de tempo andarmos sempre chateados por banalidades quando devemos na verdade desfrutar do bem que temos e das pessoas que nos rodeiam.
Ai ai menina Paula, dois pecados capitais pelo menos... lol
EliminarIsso tem que ser revertido antes do fim :p