segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Good book IV

A Arte da Guerra por Sun Tzu

Já fazia imensos anos que queria colocar os olhos numa versão digna desta antiquíssima obra de literatura. Sendo já muito antiga e escrita em chinês na sua versão inicial, é sempre complicado ter acesso a uma versão que apresente uma boa tradução. Mas com muita sorte minha, o C. ofereceu-me uma deslumbrante edição especial encadernada a seda vermelha, que aparenta ser bastante fidedigna. 
É um prazer ler as palavras de Tzu e constatar que mesmo após milhares de anos volvidos, os seus ensinamentos continuam tão presentes e revestidos de carácter multidisciplinar.


Fox

23 comentários:

  1. Bom dia Fox! Vejo que és um grande apreciador de boa literatura como eu. Apesar de esse tipo de literatura não ser o meu tipo preferido.
    Já agora que andamos a falar de livros. Ando a procura de um bom livro escrito em inglês, tens alguma sugestão?
    Beijo e bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou, adoro ler. É uma das minhas paixões.
      Por acaso os que ultimamente tenho lido são todos escritos em inglês. Balzac, aprecias?

      Eliminar
    2. Também adoro ler, de tudo um pouco, mas ultimamente tenho tentado ler mais em inglês para aperfeiçoar mais a língua. Pois para mim ler é uma das melhores formas de aprender, não tirando o lugar a uma bela conversa com a companhia de um café.
      Não conheço a sua escrita mas tenho uma vaga ideia de ter lido alguns pequenos excertos no curso de françês que fiz. Recomendas?

      Eliminar
    3. Acho que fazes muito bem, é um excelente exercício de treino da língua.

      Se quiseres ler um texto dele podes ver aqui...
      http://ialone-fox.blogspot.pt/2013/05/reality.html

      O mais recente que li dele, foi o Colonel Chabert. Apreciei bastante.

      Eliminar
    4. Um texto muito interessante.
      Eu como mulher não noto muito essas diferenças, mas acho que cada vez mais cedo as mulheres dos 20 também conseguem surpreender com atitudes e caracteristicas dos 30.
      Vou ver se encontro esse livro para ler. ;) Se encontrar algum igualmente interessante também lhe direi. :)

      Eliminar
    5. Quando chegares aos 30 irás notar, acredita. ;)
      Não concordo contigo nessa parte. As mulheres aos 20 ainda estão muito longe...
      Não deve ser difícil de encontrar, será uma bela leitura.

      Eliminar
    6. Não digo que não irei notar alguma diferença. Provavelmente vou, pois os meus objetivos para os 30 são muitos e espero estar realizada profissionalmente. Pelo menos agora aos 23 estou a fazer para isso. :)

      Eliminar
    7. Ainda é cedo... Não tenhas pressas em relação a isso, tudo virá na sua hora. ;)

      Eliminar
    8. Sim pode ser cedo, mas temos de fazer agora para ter repercussões no futuro. ;) Por exemplo agora que acabei a licenciatura vou para fora do país para conseguir atingir esses objetivos dos 30. Porque se ficar aqui nunca conseguirei ter a estabilidade que quero.
      Já agora Fox pela forma que fala, posso perguntar a idade ou faixa etária? (parece me 30 :P)
      Boa noite, beijo

      Eliminar
    9. As modificações que falo nas mulheres são inatas e chegam com a idade e maturidade.

      Fazes bem em perseguir os teus sonhos, boa sorte nessa nova aventura. ;)

      Perguntar podes...

      Eliminar
    10. Agora responder... mas dá para entender ;)

      Eliminar
    11. A idade importa?
      O que vos diz a idade?

      Eliminar
    12. A mim não me diz nada, idade é somente mais um numero.
      Não leve a mal a minha pergunta. ;)
      Ora aí está um bom tema para ser discutido aqui. ;)

      Eliminar
    13. Ora nem mais, é um número em nada capaz de definir toda uma construção de personalidade.
      Concordo. Daria um bom tema. Vou pensar se consigo orientar algo a vos colocar em redor disso... ;)

      Eliminar
    14. Exatamente.
      Um bom tema para debate ;) Por acaso tenho um livro sobre idade, o envelhecer e todos os problemas que podem surgir com o envelhecimento. E é um dos livros que recomendo quem se interessa pelas áreas da neurologia gerontológica a ler. "A idade "não" perdoa?" do Luís Bigotte de Almeida.
      ;)

      Eliminar
    15. Vou rasurar algumas linhas a aparecerem dentro de algum tempo. ;)

      Eliminar
    16. Faz bem. Vou ficar à espera desse texto para depois ler. ;)

      Eliminar
  2. Interessante sem duvida!
    Aquela história do rei o colocar a treinar as concubinas e a forma como ele fez tudo , ficou-me sempre na memória, talvez porque o lado militar era algo que eu ambicionava para mim...

    Não conheço a obra a fundo, já tem uns bons anos que tive o prazer de ver um desses livros raros e digo isto baseada no que um senhor polaco de 97 anos na altura me disse.

    "Este livro está na família há várias gerações e nem sempre lhe deram a importância que ele tem, isto é um tesouro"
    Foi assim que ele me "apresentou" a obra.
    O livro estava escrito em inglês e era grosso já um pouco danificado na capa (lembro o cheiro do livro)

    Mas uma coisa é certa os ensinamentos de Sun Tzu nunca estiveram tão presentes como agora.

    Boa leitura :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, a celebre "lição" de disciplina. É uma parte muito boa de todo o livro.
      Eu diria serem ensinamentos eternos e com uma grande abrangência de adaptação à sociedade, independentemente da época em que estejamos.
      É uma obra quase "obrigatória".

      Sê bem vinda, Reflexos.... ;)

      Eliminar
  3. Aí está um livro que adoraria também ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma excelente fonte de novas perspectivas. ;)

      Eliminar
  4. Já li, mas comprei uma edição manhosa adaptada para gestão de empresas, é tudo aos bocados, não fiquei nada impressionada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas versões desvirtuam por completo a obra original. São uma nódoa.

      Eliminar